domingo, 17 de fevereiro de 2013

O CAMINHO OCTUPLO DA YOGA (ASHTA-ANGA-YOGA)


A YOGA é ao mesmo tempo uma técnica e um sistema filosófico, seu objetivo é  produzir no indivíduo uma alterção na sua percepção da realidade, atingit o estado de identidade com o "si mesmo". Este processo se dá por meio de práticas ou etapas, o Caminho Óctuplo ensinado por Patanjali:

1) YAMA: (yam = domar, restringir), é o domínio dos impulsos naturais comuns, significa controle e está relacionado à ética moral; os 5 yamas são:
a) Ahimsa: não violência empregada em diversos aspectos da vida (nos pensamentos, nas palavras, nas expressões e na ações).
b) Satya: a verdade, assumida em relação ao próximo e a si mesmo.
c) Asteya: não roubar, não se apropriar do que pertence aos outros e nem desejar ou cobiçar a propriedade alheia (física, mental e verbalmente).
d) Brahmacarya: recolhimento da energia vital, como princípio de crescimento interior.
e) Aparigraha: não possessividade, desapego do bens materiais, abster-se a cumular coisas e bens e conservar o que é necessário para viver.

2) NIYAMA: (autocontrole), controle da energia psicofísica, por meio da prática regular da disciplina moral, está ligado ao dever ético e inclui a austeridade, a caridade, o perdão e a fé, tem como obejtivo a organização da vida interior, a harmonia do relacionamento com as pessoas, com a vida em geral e com a transcendência. São 5 Niyamas:
a) Shauca: purificação física, os cuidados com o corpo (incluindo a alimentação) e com a mente, evitando pensamentos e emoções indesejáveis.
b) Samtosha: contentamento, a capacidade de manter a serenidade e a alegria, tendo em mente sempre os aspectos bons que a vida lhe proporciona.
c) Tapas: ascetismo (esforço sobre si mesmo), a capacidade de viver com despojamento, saber suportar "tempos difíceis".
d)Svadhayaya: estudo e prática dos textos védicos, que abordam as questões da vida e da natureza do "eu".
e) Ishvara- pranidhana: devoção, significa depositar toda ação aos pés do Senhor.

3) ASANAS (posturas): exercícios físicos para fortalecer o corpo promovendo a sua agilidade, prevenindo principalmente as doenças psicossomáticas, desenvolvendo uma musculatura flexível, tendões e ossos mais resistentes e o equilíbrio das glândulas internas. As posturas respeitam o alinhamento das cadeias musculares, proporcionando a consciência do próprio corpo, desbloqueiam as áreas de tensão que impedem o fluxo de energia vital (prana), Seu objetivo é a libertação da alma e o controle absoluto da natureza, quando o praticante não é mais afetado pelas condições exteriores.

4) PRANAYAMA: prana (respiração, força vital) e ayama (extensão)= controle da respiração. Os exercícios  respiratórios agem diretamente sobre a energia vital (energia que sustenta a vida orgânica), aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo; aprimorando o domínio dos sentidos, orgãos sexuais e dos centros nervosos.
A respiração é a energia mais sutil dentro do nosso corpo. Na técnica do controle da respiração temos: a inspiração (puraka), a retenção (kumbhaka) e a expiração (recaka), que atuam nas emoções, produzindo o equilíbrio interior, afastando obstáculos como a preguiça, a fraqueza física e o entorpecimento. O controle dessa força coloca a mente em movimento ou pausa.

5) PRATYAHARA (recolhimento): relacionado aos 5 sentidos, é o preparo para a concentração. Por meio das práticas da Yoga há o recolhimento dos sentidos com o objetivo de se observar apenas as experiências, sem que o ego interfira no julgamento. O "não julgar" é o que gera o aprendizado, pois ao recolher os sentidos a percepção do mundo interior é maior. O praticante domina a dispersão dos sentidose pode fechar-se inteiramente às impressões externas.

6) DHARANA (concentração): Após passar pelas etapas anteriores o praticante aprende a concentrar a mente em alguma coisa ou pensamento. É o estado de atenção que integra todo ser num único ponto e objetivo. Esta prática antecede a meditação, a concetração é um estado de alta energia e constante estado de alerta, em que a mente permanece imóvel em equilíbrio com suas ondas. Dominar a mente significa despi-la da influência das emoções, dos desejos, dos sentidos, com o objetivo  de manter a mente firme e sob controle.

7) DHYANA (meditação prolongada e aprofundada, comtemplação):  meditar é aprender a esvaziar a ente e unificar sistematicamente a consciência, sua prática requer disciplina  e regularidade. Quando o praticante consegue ter a percepção dos movimentos interiores, a mente ganha o controle de todas as ondas e vibrações mentais. Dhyana é um instrumento de autoconhecimento.

8) SAMADHI (êxtase): é o absoluto estado de identidade com o momento presente, sem ligação com o passado ou o futuro, é o nível mais alto da meditação e ocorre quando existe concentração suficiente, nele se atinge  o estado com o "Si Mesmo" ou de Ser Consciência". Para atingí-lo é necessário muita prática, persistência, determinação e perseverança.

Namastê, ficamos por aqui, até a próxima!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário